sexta-feira, 24 de abril de 2009

Enquanto isso na Alemanhã...

Alemanha celebra 2009 como “Ano da Ciência”

Objetivo é permitir ao maior número de pessoas acesso ao que está sendo pesquisado atualmente

As atividades do Wissenschaftsjahr (Ano da Ciência) na Alemanha começaram nestes primeiros meses do ano com a Expedição Futuro (Expedition Zukunft). Composto por 18 vagões, um trem leva aos moradores de 60 cidades uma apresentação das invenções e descobertas desenvolvidas na Alemanha.

O objetivo é permitir ao maior número de pessoas acesso ao que está sendo pesquisado atualmente, para que saibam quais são as descobertas mais recentes e vejam como as pesquisas influenciam o cotidiano de todos. “Essa expedição mostra o significado da ciência e da pesquisa para as pessoas, ontem, hoje e no futuro”, ressalta a ministra alemã da Educação e Pesquisa, Annette Schavan.

De acordo com a organização do Ano da Ciência, pesquisadores de diferentes áreas, como economia, educação, cultura, política e ciências naturais, abrirão as portas de seus laboratórios e mostrarão às pessoas as pesquisas que estão desenvolvendo. O Ano da Ciência tem como público-alvo especialmente as crianças e adolescentes.

Para envolver ainda mais esse público e com o objetivo de aumentar o interesse pelas carreiras nas áreas científicas, o Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF) organizou três concursos.

Outra iniciativa foi criar um passaporte que poderá ser carimbado em estações do trem da Expedição Futuro. Quem acumular cinco carimbos ganhará o direito a participar de um sorteio.

O Ano da Ciência é uma iniciativa do BMBF e da Initiative Wissenschaft im Dialog (WiD), com a colaboração da Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina, da Fundação Robert Bosch e da Associação das Fundações da Ciência Alemã (Stifterverband). O trem da Expedição Futuro foi desenvolvido pelo Instituto Max Planck.

Para outras informações, basta acessar os sites: http://www.forschungsexpedition.de e http://www.bmbf.de/de/13183.php
(Informações do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - Daad)

fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=63051

Nenhum comentário:

Postar um comentário